Marco_2005 - page 98

Tiago
Pinto
111
M A R Ç O
/
A B R I L
D E
2 0 0 5 – R E V I S TA DA E SPM
O quadro abaixo mostra a divisão
domercado brasileiro de tênis, por
marca, em unidades vendidas, se-
gundo o estudo Latin Panel.
TOTAL TÊNIS
Olympikus
Topper
Rainha
Nike
All-Star
Mizuno
Klin
Reebok
Dal Ponte
Penalty
Kolosh
Bical
Adidas
TryOn
Kidy
Beira Rio
Bibi
Umbro
Fila
Ortopé
Pé com Pé
Diadora
Puma
Asics
Outros
2003
100
7,9
3,8
4,1
2,7
2,8
3,4
2,8
1,7
1,2
1,3
1,3
1,3
1,3
1,5
1,2
2,0
1,1
1,1
0,7
0,6
0,7
0,5
0,1
0,1
54,7
2004
100
7,5
3,2
3,2
3,0
2,9
2,5
2,5
1,8
1,7
1,4
1,3
1,2
1,1
1,1
1,1
1,0
0,9
0,9
0,7
0,7
0,6
0,5
0,4
0,2
58,6
VOLUME%
6.
OMERCADO
DE TÊNISNOBRASIL
O mercado brasileiro de tênis se
divideem trêssegmentos:odasmar-
cas
premium
, o das marcas nacio-
nais e o dos produtos semmarca:
MARCAS
PREMIUM:
éosegmento
dos produtos vendidos com preços
acima de R$100,00, representando
7%dospares vendidosnoBrasil.As
marcas que dominam essa faixa de
mercadosãomarcas internacionais,
comoNike, Reebok eAdidas.
MARCASNACIONAIS:
esteéoseg-
mentomédiodomercadoBrasileiro.
São tênis vendidos por preços entre
R$ 49,00 e R$ 99,00, que represen-
tam38%do total de pares vendidos
anualmente. Essa faixa domercado
é, predominantemente, ocupada por
marcas nacionais, comoOlympikus,
Rainha, Topper e Penalty, mas está
sendo disputada, também, por mar-
cas internacionais que ambicionam
maiores fatias do mercado, com
preços mais adequados ao padrão
médio de consumo de tênis, como
Reebok, Diadora eMizuno.
SEMMARCA:
nascondiçõescom-
petitivasatuais, dificilmenteempre-
sasquebuscamalgumvalordemar-
ca oferecem produtos na faixa de
preçosabaixodeR$50,00.Esseseg-
mento é ocupado por produtos chi-
neses semmarca, tênis commarca
própriadosgrandesvarejoseoutros
ofertantes de produtos com mate-
riais de segunda linha, sem con-
dições para a prática de esportes.
A grandemudança ocorreu nos anos 70, quando as tribos urbanas
adotaram o tênis como seu uniforme, fazendo com que esse produto
deixasse a categoria de equipamento esportivo e se transformasse em
um dosmaiores ícones culturais dos jovens do início do século XXI.
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