A estratégiadooffice versusa eficáciadoguemba
R E V I S T A D A E S P M –
março
/
abril
de
2010
126
serdesegundosou instantâneos.Concluindo,os
temposdeprodução, na fábrica, estãoestáveis e
controlados.
Por outro lado, os temposparaa tomadadede-
cisõesde trabalhadoresdoconhecimento,noes-
critório,podemserdedias,semanas,meseseaté
anos.Ademoradeumdiaécomoseopilotode
Fórmula1ganhasseumdécimodesegundo,na
pista,eaequipedo
box
perdessehoras,no
pitstop
As atividades do trabalhador do conhecimento
permanecem, em suagrandemaioria, semcon-
trolequantitativo,sendoamaioriadosprogramas
deavaliaçãodedesempenhonoofficepredomi-
nantementequalitativos.Háumadesculpageral
paraquenãohaja controledaprodutividadedo
trabalhadordoconhecimento: não sepodecon-
trolar a velocidadede tomadadedecisões, nem
adacriatividade.
Custodeuma libra-peso
deautomóvel
“Quandoumalibra-pesodeautomóvelforproduzi-
daaomesmocustodeumalibra-pesodebife,quem
consomebifecompraráautomóvel.”Essamáxima,
atribuídaaHenryFord, parece ter sidoametade
custoporelebuscadaparaterumprodutoacessível
aoseumercado-alvo,aocriaralinhademontagem.
Estava criada uma nova forma de produção, de
grandes lotesdeautomóveise,aomesmotempo,
um novo negócio: todos os componentes eram
levados ao mesmo ponto, alimentando uma
linha demontagem, ao longo da qual as peças
eram instaladasnoveículo,utilizandoatividades
simpleserepetidasemcadaponto,exigindobaixa
capacitaçãoepoucahabilidadedooperário.
Osveículoseramproduzidoseempurradospara
osdistribuidores.Quandoasvendascaíam,des-
contoseramconcedidosparadesovarosestoques.
Muitos concorrentes surgiram, dentre os quais
sedestacaram aGeneralMotors e aChrysler, e
o negócio prosperou, alavancando a atividade
econômicaamericanadurantemuito tempo.
Conta a lenda que a Ford perdeu a liderança
paraaGMdevidoà teimosiadeHenryFordem
continuar a produzir veículos pretos, que eram
mais fáceisdepintar.
Depois da SegundaGrandeGuerra, chegaram
os fabricantes japoneses,queeramconsiderados
hábeis copiadores, porém seus produtos não
tinham qualidade. Nos anos 60, os copiadores
ousaramexportarseusautomóveisparaosEUA.
}
Quando uma libra-peso de automóvel for produ-
zida ao mesmo custo de uma libra-peso de bife,
quem consome bife comprará automóvel.
~
H
enry
F
ord
Hartsook -Photo
Os tempos de produção,
na fábrica, estão estáveis e
controlados. Por outro lado,
os temposparaa tomadade
decisões de trabalhadores
do conhecimento, no es-
critório, podem ser de dias,
semanas,meseseatéanos.
Divulgação