março
/
abril
de
2010 – R E V I S T A D A E S P M
135
indutiva(quepermiteauditoriaeperícia,seneces-
sárias no ambiente), envioda informação sobre
as regrasdeusodoambienteoudeparticipação
da ação de comunicação também para o canal
estabelecidode recebimentode informações no
cadastro (ex.: e-mail,SMS, outro).
Amelhorformadefazercomunicaçãoparapúbli-
co infantil sem riscos legaiséaMarcaestimular
aeducaçãodousuárioedospróprios responsá-
veis legais, delimitandomuitobemosdireitos e
obrigaçõesquecabemacadaparte.Umexemplo
disso é aMarca disponibilizar informações ou
instruçõessobre“controleparental”,ouatémes-
moalguma ferramentanosite.
Cabeaospaisdeterminarquantotemposeufilho
iráparticipardoambiente, jogare/ou interagir.O
queaempresadeve fazer éprestar informações
sobreisso,deixarclaroqueéresponsabilidadedos
pais esse controleevigilânciae, até, sepossível,
gerarummecanismoqueapoieestarelaçãodireta
depaisanalógicoscomfilhosdigitais.
Emtermoslegais,aorientaçãonotocanteàclassifi-
cação indicativade idadetambémapoiaaproteção
daMarca.Nãoháumaobrigatoriedadedeseusar
arecomendaçãodoMinistériodaJustiçaparasites,
masmuitos têm adotado, para facilitar o discer-
nimento, e para que os próprios pais percebam,
claramente, na interface que ela foi pensada de
modo compatível com a idade, para promover o
desenvolvimentosaudáveldosmenores;queelatem
cunhoorientativoeédirigidaaobras, diversõese
espetáculosquetenhamprogramaçãodeconteúdos
dirigidosàscriançaseaosadolescentes.
Informaçãointeligível,comlinguagemdirigidaedi-
ferenciadaparaospaiseparaosmenores,nãoapenas
geraprevenção (evita incidentes), comodemonstra
queaMarcaé comprometida coma formaçãodas
criançaseadolescentes,servindo, fortemente,como
prova jurídicadesuadefesa,senecessário.
Exemplodepontospositivose informaçõesquea
Marcapodeinserirnositeparaeducarpaisefilhos
sobreusosegurodosambienteseletrônicos:
RecomendaçõesparaAmizadesDigitaismaisSeguras
PONTOSPOSITIVOSDAAMIZADEDIGITAL
DICASDESEGURANÇA
(
Trabalhos e jogos colaborativos;
u
Não trocar informações comestranhos;
(
Divulgaçãode ideias nos fórunsdedebates;
u
Procurar saber quem são seus amigos
virtuais;
(
Contatocom ideiasdiferentes;
u
Tomar cuidadocomo tipode informação
queé trocada;
(
Amplitudedas comunicações abaixocusto;
u
Não semostrar de formasquepossam
trazer prejuízos à imagem;
(
Contatocomos amigos;
u
Abrir awebcamapenasparapessoas
conhecidas;
(
Proximidadecomparentesdistantes;
u
Não trocarmensagensofensivasou
agressivas;
(
Trocade informações, ideias econhecimento;
u
Nãoparticipar decomunidadesou fóruns
comconteúdos indevidos;
(
Estimulaodesenvolvimentoda
u
Nuncacompartilhar senhas.
capacidadede relacionar-se.
Autoria:PatriciaPeckPinheiroAdvogados –Dra.PatriciaPeck