Valores_Marco_2010 - page 52

CulturaOrganizacional
R E V I S T A D A E S P M –
março
/
abril
de
2010
52
nascemos comamesmanaturezae fomos cons-
truindohábitosquenosdiferenciaram.Noentanto,
ohomem, assimcomoacultura, éumserquese
transforma e transforma o seumeio. Qual seria
entãoopapel da liderança transformadora frente
à forçadeumaculturaorganizacional?
Acreditamosserprecisomudarnossasexperiên-
ciaspara influenciarnaculturaenascrenças,que
podemmodificar comportamentos eque levam
aoutros resultados.
Primeiramente, devemos lembrar que liderar é
influenciar pessoas para que queiram lutar por
aspiraçõescompartilhadas (
sonhoquesesonhasó
éumsonho,massonhoquesesonha juntoérealida-
de
–Raul Seixas). Em segundo lugar, dos líderes
seespera direção,motivação, desenvolvimento,
facilitação, mudanças e resultados: aqui vale
dizer que líderes e chefes não se confundem e
nisto justamentecomeçaaconexãodeliderançae
cultura,porexemplo,quandosefalaemdiminuir
as distâncias do poder, fazer com que todos se
sintam empoderados e engajados em direção à
visão,missãoevalores.
Também se poderia dizer do clima de trabalho
criado, a partir doqual as pessoas sãomais to-
lerantes às incertezas, com empreendedorismo,
criatividade e inovação, tomada de decisão e
resolução de problemas. Mais ainda, pode-se
invocar a questãodas habilidades de influência
e persuasão, o convívio com os diferentes que
se complementam, o trabalho em equipe e
cooperação, omanejo positivo dos conflitos e,
finalmente, estamos falando de planejamento
nos planos estratégico, tático e operacional, de
gestãodeprocessos,qualidadeeprodutividadee
oscompromissos compessoas, lucros,sociedade
eplaneta.Estamos falandode resultados!
Ondeecomopodemos
ajudar?Cultivando.
Q
Primeiro,promovendoaconsciênciado in-
divíduo.Proverformasparaqueaspessoas,
líderes e liderados possamobter autoconsciência
do seupróprio funcionamento. Compreender “o
tipodesemente,seuhistóricoecomoelafunciona”.
Q
Emsegundo lugar,promovendoconscien-
tização do funcionamento e da cultura
organizacional edas crenças e valores vigentes.
Compreender“doqueéconstituídaa terra”.
Q
Em seguida, compreendendo as neces-
sidades das pessoas, em sua múltipla
diversidade. Trabalhando para que as pessoas
participemdoprocessoafimdeaderiremounão
aele. “Quaisascondiçõesadequadasparaquea
sementesedesenvolva”.
Q
Emúltimo lugar,construirnovoaprendi-
zado,novoshábitos,pormeiodasações.
Pois para que a semente floresça, dependerá
do tipoda semente, da terra, das condiçõesdo
tempo e espaço, e também das ações que se
seguirão após oplantio.
Existem várias consultorias, entre as quais a
própria Fellipelli, em condições de auxiliar em-
presase indivíduosaampliaremseuautoconhe-
cimento com ferramentas de
assessment
de alto
valoragregado,bemcomoconstruir soluçõesde
desenvolvimento organizacional como
coaching
e
workshops
, dentre outras, que nos ajudam a
promoverasmudançasnecessárias.
ES
PM
ADEMIRROSSI
Graduado emMatemática, Administração de Em-
presaseDireito,atualmentecursaFilosofia,eocupa
o cargo de diretor na Fellipelli – Instrumentos de
DiagnósticoeDesenvolvimentoOrganizacional,após
bem-sucedidacarreiradeExecutivoeConsultor.
ROBERTABRANDI
PsicólogagraduadapelaPUC-SP, comespecializa-
çãoemMediaçãodeConflitospelamesmaUniversi-
dade,ecertificadaemPsicanálisepeloInstitutoSedes
Sapientiae.Atualmenteéconsultoraemdesenvolvi-
mentoorganizacionalnaFellipelli.
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