86
Revista da ESPM
| setembro/outubrode 2013
por quenãoentregar oprocesso inteiro, emvezde apenas
vender o filtro emsi?
Alémdapressãodomercadoconsumidoredodesenvol-
vimento tecnológico, outros fatores vêmimpulsionando
o crescimento das ofertas híbridas bem-serviço. A pres-
são ambiental é tambémdestacada como impulsionador.
Destacamesse fator autores comoOksanaMont noartigo
Drivers andbarriers for shifting towardsmore service-oriented
businesses: analysis of the PSS field and contributions from
Sweden
, publicado no
The Journal of Sustainable Product
Design
, em2002; e EzioManzini eCarloVezzoli em
Astra-
tegic design approach to develop sustainable product service
systems: examples taken from the environmentally friendly
innovation
, textopublicadono
Journal Cleaner Production
,
em2003. Segundo eles, quantomaior é a pressãopor sus-
tentabilidade e mais escassas são as matérias-primas,
mais importante passa a ser amigração do foco emofer-
tar apropriedade físicade algo (de bens puros) para o foco
emofertar a funcionalidade do item (bemmais serviço).
Dessa forma, é possível aumentar a taxa de reutilização
dos bens e reduzir o número de descartes inadequados e
a necessidade de utilização dematéria-prima.
Umbomexemplo disso são as empresas de
carsharing
,
como a Zazcar (
, primeira empresa
de compartilhamento de carros da América Latina. Pre-
sente no Brasil desde 2009, a Zazcar oferece aos seus
clientes mobilidade, e não a propriedade do automóvel.
Pelo sistema de
carsharing
, o usuário solicita um auto-
móvel por meio da internet ou do
call center
e paga pela
quilometragem rodada ou quantidade de horas utiliza-
das, podendo alugar e entregar o veículo repetidas vezes.
De acordo comreportagempublicada no jornal
OEstado
de S.Paulo
, no dia 25 de agosto, cerca de três milhões de
pessoas já utilizam este sistema de compartilhamento
de veículos na Europa, nos Estados Unidos e no Japão.
E as estimativas são de que esse número chegue a 26
milhões em 2020.
No mesmo sentido chama a atenção, também, o ser-
viço Van Comigo
), um serviço
de transporte que utiliza vans e micro-ônibus para
transportar pessoas para shows e eventos na região
metropolitana de São Paulo. O curioso é que o ser-
viço está sendo desenvolvido por uma parceria entre
a empresa de turismo Gemini Tur e a Mercedes-Benz.
Mercado
AMercedes-Benzapostaemserviçodevanpara
transportar pessoasparashowseeventosemSãoPaulo. O
trajetodazonanorteparazonasul custaR$30por pessoa
OnovomodelodemobilidadeurbanadaZazcar permiteque
vocêalugueumcarropor horaapartir deR$12,90. Jáocusto
dadiáriadoveículonãosai pormenosdeR$99