Revista ESPM - jan-fev - Santa Internet - page 87

janeiro/fevereirode2013|
RevistadaESPM
87
Do ponto de vista prático, diversos projetos de pes-
quisa e inovação colaborativas entre organizações e
prossumidores têmsido desenvolvidos. As iniciativas
de cocriação são vistas como modelos de negócios
criados a partir de facilitadores privados, empresas
que atraeminternautas para suas plataformas on-line.
Esse movimento cria uma rede social-interativa,
user-
friendly
eenvolvente, paraqueosparticipantespossam
conversar e se conhecer. O objetivo é fomentar produ-
ção de
insights
, sugestões e ideias, que gerem conheci-
mento criativo para inovação de produtos e serviços.
A estratégia funciona da seguinte maneira: os pro-
jetos são divulgados nas redes pelas empresas e os
consumidores são convidados a entrar e participar.
Eles rapidamentesemobilizamecomeçamacolaborar
de forma engajada e propositiva, namaioria das vezes,
semesperar alguma remuneraçãoou recompensama-
terial. Esses projetos de codesign e cocriação têmmo-
bilizado milhões de consumidores colaborativos, que
acabamvirando parceiros das empresas. Esse time de
marketing e advogados da marca viram participantes
ativos das equipes de colaboração e desenvolvimen-
to — C
&
D. É um modelo de negócios que gera para as
organizações uma série de subprodutos: aumenta o
envolvimento;facilitaapropagaçãodevalores;melhora
a imagemorganizacional; reduz custosde investimen-
to emmarketing; aumenta o
market share
e as vendas
e garante mais lucro para as corporações capitalistas.
Como ilustra o quadro ao lado, inúmeras empresas e
marcas já criaram suas plataformas cocriativas.
Empresa Objetivo do projeto cocriativo
Ely Lilly
Plataforma baseada na internet para práticas
colaborativas: inovações envolvendo os clientes da
farmacêutica como pacientes, pesquisadores,
médicos e profissionais de saúde
Lego
Fábrica da Lego para personalização de produtos da
marca e compartilhamento demodelos virtuais
cocriados comoutros entusiastas
P&G
Programa de consultor P&G pelo qual os consumi-
dores contribuemno desenvolvimento de produtos,
teste e
feedback
qualitativo dos lançamentos
Unilever
Plataforma que envolve a cocriação de novos
conceitos, embalagens, campanhas e ativação
IKEA
Consumidores podemcriar o design de inúmeras
peças emobiliários da casa em interação ganhando
parcela dos lucros das vendas
Starbucks Modelo de negócios pelo qual a rede testa novos
conceitos para gerar experiência emsuas lojas
BMW
”DivisãoM” para customização de carros e
aperfeiçoamento de produtos coma colaboração de
consumidores e engenheiros da BMW
Samsung
Centro de lançamento de produtos virtuais para
consumidores cadastrados para ajudar na difusão
da informação e conteúdos sobre novos e influen-
ciando novos clientes
IBM
Centros de parceria para facilitar práticas de
inovação colaborativa
Threadless.
com
Consumidores podemcriar, apresentar, votar e
aprovar novosmodelos e designs de camisetas para
seremvendidas no site
Fiat Mio
Plataforma colaborativa de umcarro conceitual da
marca coma participação de entusiastas e
consumidores de vários países, que foi apresentado
em3D no Salão do Automóvel de 2011
Pepsico
Projeto ”Faça-me umSabor” da Pepsico para a
Ruffles no Brasil. Modelo adaptado do piloto ”
Dome
a Flavour!
”. Criação, eleição e divulgação de umnovo
sabor para as batatas em rede pelos consumidores
Magazine
Luiza
Magazine Você: Primeiro Social Commerce do Brasil.
Montar uma loja comos produtos que o consumidor
mais se identifica e divulgar e vender para os seus
amigos no Facebook
Tecnisa
Tecnisa ideias: plataforma de
open innovation
para a
construção civil, para coletar conceitos a serem
implantados nos empreendimentos
Red Bull
Red Bull Street Art View: mapeamentos das
principais obras de artistas de rua feitas nomundo
por entusiastas de
street art
e damarca
ApresentadonoSalãodoAutomóvelde2010,oFiatMioé
umcarrocolaborativoquefoicriadoapartirde21.210ideias
enviadaspormaisde27.810internautascadastrados
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