Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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geradores de receitas. O exemplo da
Espanha prova que a marca e o relaci-
onamento com os torcedores são os
principais ativos de um clube de fute-
bol. As empresas patrocinadoras e a
TV só investem milhões de dólares nas
marcas dos clubes, porque estes bus-
cam estar o mais próximo possível de
seus torcedores. Aos consumidores de
futebol são oferecidos produtos e ser-
viços, benefícios de produto, sorteios,
brindes e principalmente um canal di-
reto de comunicação. Todos os clubes
têm um telefone 0800, um
site
de no-
tícias e venda de produtos, revistas
próprias, escritórios de atenção aos só-
cios e atuam junto aos meios de co-
municação para que os torcedores sem-
pre estejam informados das notícias,
campanhas e promoções, além de ser
uma fonte de informação para que o
clube saiba o que seu consumidor de-
seja. O início desse relacionamento de
Oefeitonabalança
comercial brasileira
comaexportaçãode
jogadoreséde
US$114,9milhões,
superando itens
tradicionaiscomo
castanhadecaju
(US$ 83,6milhões),
cacau (US$71,5
milhões) e banana
(US$ 20milhões) –
dados de janeiroa
setembrode2001.
Bibliografia
MULLIN, Bernard, HARDY,Stephen, SUTTON,Wiliam.
Marketing desportivo
. 2ª ed., Editora Pai do Tribo,1999.
MELO NETO, Francisco Paulo.
Administração e marketing de clubes esportivos. A base para a criação do Clube Empresa
, Editora Sprint,
1998
POZZI, Luís Fernando.
A grande jogada, teoria e prática do marketing esportivo.
Editora Globo, 1998.
AFIF, Antonio.
A Bola da Vez, O Marketing esportivo como estratégia de sucesso.
Editora Infinito, 2000.
MELO NETO, Francisco Paulo.
Marketing de patrocínio.
Editora Sprint, 2000.
MCKENNA, Regis.
Marketing de relacionamento. Estratégias bem-sucedidas para a era do cliente.
Editora Campus,1993.
Entrevistas com dirigentes dos clubes espanhóis e patrocinadores.
Matérias de revistas e jornais do Brasil (Valor, Estado, Lance) e do Exterior (Marca, Mundo Desportivo, AS, Sport e Gazzetta dell´ Sport ) sobre Marketing Esportivo, Patrocínio,
Gestão de Clubes, etc.
valor incalculável está no está-
dio, elo de ligação entre o tor-
cedor e sua equipe predileta.
• Amir Somoggi
é formado em Administração de Empresas pela ESPM. Integra o Núcleo de Marketing Esportivo da Associa-
ção dos Ex-Alunos da ESPM – Atlética ESPM. Atualmente, é professor e consultor de Estratégias de Marketing Esportivo
).
• Fábio Szperling
é Pós-Graduado em Marketing pela ESPM. Integra o Núcleo de Marketing Esportivo da Associação dos Ex-
Alunos da ESPM – Atlética ESPM. Atualmente, é Analista de Planejamento Comercial para o canal ESPN International na
Globosat
).
• Rogério Augusto Ferreira
formou-se em Marketing pela ESPM. Preside a Associação dos Ex-Alunos da ESPM que abriga o
Núcleo de Marketing Esportivo. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Atendimento da Guimarães Profissionais de Comu-
nicação e Marketing
).