Revista daESPM –Maio/Junho de 2003
62
Asmarcas na encruzilhada
Lívia –
É o segundo maior
mercado domundo! É o segundo
maior mercado, por exemplo, de
helicópteros, de canetas Mont
Blanc... Isso é que eu acho
fascinantenoBrasil.
Celso –
Mas, por exemplo, o de
produtosdeconsumode luxo, tipo
cosméticos, carros de luxo, está
emdecadênciaouestabilizado.
Lívia–
Vocêviualojadeumagrande
rededeprodutosdecosméticosde
luxo que está abrindo no Barra
Shopping?Uma redeportuguesa.
Celso –
Sim, mas isso é para
aquele vértice da pirâmide que
continuaaexistir.
JR–
Nãodevemosesquecerqueo
Brasiléumpaíscomumapopulação
relativamente grande. Portugal
inteironãotemapopulaçãodeSão
Paulo. Então, nossos números, às
vezes,são impressionantesporque
mesmoqueaclasseAtenhasó1%,
isso em cima de 180 milhões de
pessoas, acaba sendo uma cifra
importante.
René–
Outroproduto importante,
queoProf.Graciosocomentou, no
início–oautomóvel.Umaprevisão
dedoismilhõesdeautomóveisem
1980eaindanãochegamosa isso
em 2003. Será que o valor do
automóvel – principalmente o de
classemédiaparacima–nãoestá
demasiadamente alto? Será que,
comparadoaossalários,opreçonão
émaiorhojedoquehávinteanos?
JR–
DesculpeRené,masfaltaum
dadonessaanálise,queseriaoda
vidaútil do veículonoBrasil, pois
o mercado de automóveis não é
exclusivamenteode0 km. A vida
Celso–
Umdiretor demarketingde
uma indústria automobilística me
disse, certavez,queocarro0km fica
na capital, por exemplo, o Rio de
Janeiro. Dois anos depois, está em
Niterói;quatroanos,estáem Itaboraí;
seis anos depois, no Acre. Então, a
vidadoveículoé realmente longa.
JR –
Vamos sair um pouco dos
números e levar o debate para as
humanidades.Quetipodeconsumidor
éobrasileiro?Consumoé importante
nasuavida?
“Oque
está
acontecendoéo
Brasil
assumindoo
seu
lado
Bangladesh.
”
útil de um automóvel deve ser
relativamente longa no Brasil.
Emboranãosevendamdoismilhões
deveículosnovos,mascompram-se
muitomaismilhõesdeautomóveis,
sevocê incluirosusados.