empreendedorismo
RevistadaESPM
|setembro/outubrode2012
76
Devidoàfaltadeplanejamentodagovernançafamiliar
ecorporativa,amaioriadasfamíliasempresáriastende
afazerdaempresafamiliarumpalcoparaaresolução
dosconflitospessoaisdosseusmembros
A
empresafamiliaréumimportanteelodomercadoempresa-
rialemtodoomundo.Suaestruturaorganizacional,padrão
deoperação e atuaçãonomercadonão fogem aos padrões
dasempresasemgeral.Masumdeseusprincipaisdesafios
situa-se na necessidade de planejamento, ou, na falta dele, no âmbito
dagovernançadonegócioe,principalmente,dagovernançada família.
Especialistas em estratégia empresarial afirmam que as empresas
familiaresapresentammelhor
performance
global, quandocomparadasa
negóciosnãofamiliares.Porquê?
Umaexplicaçãoéque,aosedefrontarcomosmesmosdesafiosdomer-
cado, acrescidosaosdesafioscriadospela famíliacontroladoradocapital
(desafiosjábemconhecidosportodos),essetipodenegóciocriaumcampo
balanceadoquepropiciaoaumentodadisposiçãoparavenceracompetição
emtodososseusaspectos:familiar,queseposicionanocampodaemoção;
edemercado,cujasquestõessãoregidaspelarazão.
Outracaracterísticaquecontribui paraesseaspectoéqueohorizonte
de tempoconsideradoporelaséaferidoemdécadasenãoem trimestres
(“quarters”). Uma visão em longoprazo, apoiadapela compreensãodas
famíliasquecontrolamseucapital. Issosignificaqueempresas familiares
estãofocadas,aomesmotempo,nopassadoenofuturo.
Paraseusdirigentes,meioambiente,funcionários,comunidades,forne-
cedores,agênciasreguladoraseoutrosaspectosdesuaatuaçãonomercado,
estãoincluídosentreseus“stakeholders”.
Noentanto,existeumestigmanomercadoaseurespeito.Acredita-seque
aparticipaçãodafamílianaempresatendeareduziraeficáciadosresultados.
Apesardeasestatísticasdemonstraremumgrandepercentualdeextin-
çãodasempresas familiaresao longodo tempo,ahistóriadecompanhias
bem-sucedidasconfirmaqueoestigmadeveserrevisto.Nãoéafamíliaem
siquegeradificuldadesaonegócio,ouvice-versa,massimoposicionamento
dosfamiliaresdiantedosproblemasdessarelaçãoespecialmentesensível.
PorEduardoNajjar
Empresafamiliar:
umdilemaentre
arazãoeaemoção
latinstock