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fevereiro
de
2009 – R e v i s t a d a E S P M
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Diante de uma gama cada vez
maiordeopções,oconsumidorestá
mais informado (acesso à tecnolo-
giae regulação), protegido (Código
deDefesadoConsumidor), seletivo
(pode escolher melhor), ativo (ga-
nha voz por meio das mais varia-
das Organizações da Sociedade e
está atento ao comportamento das
empresas) e crítico (sente-se cada
vezmais à vontade para expor seu
ponto de vista às empresas).
Esteperfil doconsumidor impõeàs
companhias, dosmais variados se-
tores, odesafiodeestaremconstan-
temente atentas para compreender
e antecipar as transformações de
seus públicos-alvo.
Inseridanestecontexto, sem lançar
mãode sua credibilidade, tradição
e preocupação com a qualidade,
a Nestlé avança com um trabalho
contínuo de rejuvenescimento de
marca. “É um trabalho de atua-
lização porque, caso contrário,
morremos juntos com as marcas,
adentramos num túnel de nostal-
gia”, comenta Zurita.
Um exemplo de rejuvenescimento
demarca éNinho. Quando lança-
do, há 100 anos, o leite era uma
solução de conservação frente à
falta de geladeira; hoje, representa
fonte de nutrição para as variadas
fases de desenvolvimento das
crianças. Atualmente, há o Ninho
1+, 3+, 5+ com complexos vitamí-
nicos específicos para cada etapa
do desenvolvimento. “Ele leva ao
consumidor vantagens que não
existiam. Essa dinâmica é muito
importante”, destaca Ivan Zurita.
Em contrapartida, há momentos
em que retroceder também é fator
chave. Há pouco tempo, foi criada
uma organização de ex-consumi-
dores de Nescau; um grupo que
não havia aprovado o novo sabor
doachocolatado. Emcontatodireto
comopresidente, essesconsumido-
res foramos responsáveispor trazer
de volta às gôndolas o sabor antigo
de Nescau. “Não haviam gostado.
Imediatamenteaceitamos,voltamos,
ajustamos, eo recolocamosnomer-
cado...”, afirmouZurita.
Um exemplode rejuvenescimentodemarca éNinho.
Quando lançado, há 100 anos, o leite era uma soluçãode
conservação frente à falta de geladeira. (Embalagemde 1946).
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Atualmente, há oNinho 1+,
3+, 5+ com complexos vita-
mínicos específicos para cada
etapa dodesenvolvimento. “
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Imagens: Divulgação
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