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RevistadaESPM–Setembro/Outubrode 2001
a conhecimento, educar
quantoahabilidades, compe-
tências.Aquiloque, talvez, tos-
camente, chamo de educá-los
paraoproduto intelectual,aca-
dêmico, mas também para o
processo,queéoseucompor-
tamento,asuaatitudedianteda
vida,diantedo trabalho, dian-
te de tudo. Mas francamen-
te, acho que a gente mal ar-
ranhou a questão de educa-
ção. Não sou educadora;
acho que fiquei educadora,
de repente, por pura paixão.
Como diz oAmatucci, só por
paixão fazemos isto. Sei que
existem perguntas e mais
perguntasquenãoconsegui-
mos responder nestedebate.
Vale a pena continuar inda-
gando, porqueageraçãoque
está hoje na universidade é
completamente diferente. O
mundo deu uma virada, com
essanovageração, enósain-
daosconhecemosmuitopou-
co.Umavezalguémmedisse
queaúnicacoisaqueo liberta
é o conhecimento. A ignorân-
ciaescravizaeoconhecimen-
to liberta. Ao longo desses 20
anos, comoprofessora, tenho
podido ver essa liberdade,
essa libertação daqueles que
realmenteacreditamepartem
paraaviagemcomagente.Eis
porque vale a pena.
“Dosalunos
formadosna
graduaçãoda
ESPM, em1995,
56% Fhojeexercem
cargosdediretoria,
gerência,
supervisãoe
chefia.”