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RevistadaESPM–Setembro/Outubrode 2001
teiro. O que po-
demos fazer re-
almente,nauni-
versidade, que
seja de valor
para vocês, no
mundo real?
Luiz Edmundo
– A Aylza aju-
dou, na respos-
ta dela, que
quero retomar.
Distingocapaci-
dadedeconcei-
tuação, de con-
ceituar e de re-
fletir do que a
gente chama de conhecimen-
to. O conhecimento é perecí-
vel; acapacidadedeaprender
é a possibilidade que se dá à
pessoadese renovar; acapa-
cidade de resolver problemas
éacapacidadequeela temde
daruma respostavirtuosaede
receber, em troca, algumacoi-
sa pela resposta que deu. Se
nos centrarmos em função do
conhecimento,nãoestaremos
nosconcentrandonaquiloque
meparece vital.
JR
– Prof.ª Gloria: qual é o
processo idealdeavaliaçãode
desempenhodoalunonagra-
duação?Enapós-graduação?
Gloria
– Temos trabalhado
nessadireção,dequenão tem
sentido você cobrar do aluno
só informação. Temos de co-
brar competências e habilida-
des,apresentandodesdeopri-
meiroesegundograuo“conhe-
cimentoemsituação”.Querdi-
zer,propondoaogarotodesde
pequeno, contex-tualizando e
situacionando,problematizan-
do para que ele resolva por
seus próprios meios. Apesar
deoconhecimentoserperecí-
vel, eleé fundamental.Nãose
consegue recri-
ar ou repensar
sem as bases
do conheci-
mento, não é
suficiente. O
conhecimentoé
um poucomais
do que a infor-
mação. Épere-
cível, se identi-
fico conheci-
mento com in-
formação.Oco-
nhecimentoem
sipressupõe to-
das essas ou-
traspossibilida-
des de trabalhar com a infor-
mação. Transformá-la, recriá-
la e poder adequá-la. Então a
informação é perecível; o co-
nhecimentoéoquesesolidifi-
ca. E acho que essa pessoa
–queagenteestá idealizando,
ouprocurando,ou tentandoava-
liar–éaqueconseguiudesen-
volverconhecimentoapartirdas
informações.Mesmoumgênio
não existe no vazio; mesmo o
gênio precisa ter as informa-
ções, para rearranjá-las.
FG
–Então, seeuentendi,nos
seus processos de avaliação
dealuno, aaferiçãodoconhe-
cimento continua sendomuito
importante.
Gloria
–Sim. Com certeza.
JR
–Nesse sentido, o provão
funciona ou não?
“Nenhum
aluno termina
o curso como
currículoque
começou.
Todos
enfrentam
mudanças.”