Setembro_2001 - page 63

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RevistadaESPM–Setembro/Outubrode 2001
Gloria
–Funciona.
JR
–Funcionaporquenão tem
nadamelhor ou funciona por-
que é bom?
Gloria
–Funcionaporquepre-
tende – e tem conseguido –
avaliar competências e habili-
dades. O provão não está se
limitandoaavaliar quantidade
de informações.Opressupos-
to do provão, para os 20 cur-
sos atualmente avaliados, é
um perfil, para cada uma das
20áreasdeterminadas.Eesse
perfil é definido por vocês,
empresas – quais são as ha-
bilidades e competências que
os jovens têmquemostrar. E,
para isso,quaissãoosconteú-
dosabordados.Aí sim, são to-
dos aqueles componentes
curriculares dauniversidade.
Aylza
–Gloria,quero fazeruma
pergunta, fugindoumpoucoda
pauta,porcuriosidade.Porque
équeonossoaluno, de forma
geral, não quer ser avaliado?
Oalunodepós-graduaçãodiz:
“Sou adulto e não preciso que
ninguémmeavalie. Issoé coi-
sade criança”.
Gloria
– Não é só o aluno. É
todoadulto, que se senteper-
seguido.Avaliaçãoéuma coi-
samuitopersecutória.
Aylza
– Professor odeia ser
avaliado.De resto,eu também
odeio ser avaliada. A não ser
quemeavaliembem.
Gloria
–Nãoestoudefenden-
do o provão, só contando
como ele é. Tenho trabalha-
do na sua execução e posso
dizer que faz isso. Por isso,
são 20 as áreas. Se fosse
medir só habilidades e com-
petências, poderia ser um
único para todos.
Amatucci
– Fiz uma pesqui-
sa com “headhunters” sobreo
queesperavamdoegressodo
curso de administração de
empresas. Entrevistei uns 15,
e perguntei: faz mesmo dife-
rença para você se ele é ad-
ministrador, psicólogo ou en-
genheiro?Disseram: “De forma
alguma. Ponho todos names-
ma roda. Tenho uma lista de
habilidadesqueaempresaque
mecontratouestáprocurando.
Tento identificarashabilidades
de cada um. Agora, o que ele
estudouéproblemadele”.
Gloria
–Sim,masparadeter-
minadas funções.
Amatucci
– No provão, ele
tem que avaliar se o curso é
bomounão.
JR
–Ouvi, doLuiz, umacoisa
que sempreme incomodou –
atéporquenãoaprendi língua
na escola; aprendi porque vi-
ajei. Mas ouço isso nas em-
presas: “Quero um profissio-
nal queconheça idiomas”.No
plural.Enãovejo,nemnagra-
duaçãonemnapós, oensino
do inglês, do francês ou es-
panhol.
Amatucci
–Éumproblemade
“core-competence”. Nós so-
mos incompetentespara fazer
isso.
JR
–Mas o Luiz acaba de di-
zer que é uma das coisas im-
portantíssimas, que a empre-
sadeleavalianacontratação...
“Oque interessa
sãoas
competênciasque
aspessoas
apresentameque
aspossamajudar
adaruma
respostadiferente
nomundodo
trabalho.”
“AmatrizBCG
eoPIMS
Fforam fruto
deprofessores
daHarvarde
doGrupode
Boston.”
1...,53,54,55,56,57,58,59,60,61,62 64,65,66,67,68,69,70,71,72,73,...98
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