Revista ESPM - set-out - MARKETING DE SERVIÇOS - “Decifra-me ou te devoro” - page 60

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Revista da ESPM
| setembro/outubrode 2013
As10dicasde
ouro
dosserviços!
Saiba comomelhorar o atendimento ao cliente e superar os problemas
mais comuns identificados nas organizações prestadoras de serviço
Por Kleber Cavalcanti Nóbrega
Alguns gestores não se enxergam como prestadores de serviço.
Os serviços parecem ser invisíveis, ou extremamente subjetivos.
Muitas vezes, não se consegue identificar, e definir, de forma precisa, o que é o serviço
prestado ao cliente.
Os serviços são feitos de forma padronizada para todos os tipos de cliente.
Não existe clareza sobre o posicionamento do serviço, nem da empresa.
Muitos acreditam que serviços não podem ser projetados.
Aprática usual de contratação de pessoas baseia-se em requisitos de qualificação técnica.
Alguns gestores fazemumexcelente treinamento sobre o comportamento,mas o treinamento
é realizado apenas uma vez.
Existe uma grande dificuldade em definir o preço de um serviço.
Para muitos dirigentes, o departamento de marketing é o grande, e único, responsável
pela propaganda dos serviços.
A partir dos itens relacionados, apresento alguns cuidados que um gestor deve ter ao
planejar, colocar emprática e gerenciar umaorganizaçãoou empresade serviços. Confira!
Manual do Proprietário
H
á muito o setor de serviços vem recebendo
merecidodestaqueempublicações, noticiá-
rios eemoutros canaisdedivulgaçãocomo
aáreaquemaiscresce,maisempregaemais
contribuiparaoPIBdepaísesdesenvolvidoseemdesenvol-
vimento. Essa importância crescente, infelizmente, nem
sempre é acompanhada por uma discussão de conceitos,
princípios emetodologias para a gestãodos serviços.
Diferenças clássicas dos serviços emrelação àmanu-
fatura, como intangibilidade, simultaneidade produ-
ção-consumo, presença e participação do cliente, sub-
jetividade, entre outras, são úteis, mas insuficientes,
para direcionar questões que possam ajudar líderes
empresariais amelhor planejar e gerenciar os serviços.
A simples questão comportamental de se colocar a
serviço de alguémdificulta que lideranças, nos diversos
níveis de uma organização, possamdiscutir e discernir
sobre questões conceituais e princípios de gestão, como
objetivo de gerarmelhores práticas e otimizar os resulta-
dos do negócio. Nem todos se colocam, ou se entendem,
como prestadores de serviços. E se um dirigente não se
entende comoumprestador de serviço, como conseguirá
motivar sua equipe a fazê-lo?
A seguir, enumero algumas dificuldades usuais das
organizações de serviços, que subsidiamas dez dicas de
ouro do mundo dos serviços:
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