Setembro_2001 - page 52

59
RevistadaESPM–Setembro/Outubrode 2001
faixaetáriaatingidapeloensi-
nouniversitário…
Amatucci
– Na faixa etária,
diferem pouca coisa. Esse
número refere-se ao
percentual da população
com curso universitário ou
que estão na universidade,
atualmente. Estamos no
mesmonível doParaguai –o
queé triste.Querdizer, háum
espaço para crescimento a
ser ocupado na formação de
lideranças, na formação de
detentores de tecnologia, de
pessoas para dirigir empre-
sas. Além disso, há outra di-
mensão, que é a concentra-
ção: os estudantes por re-
gião, cerca de metade deles
estão na região sudeste.
FG
– Um dado que levantei,
recentemente – para uma pa-
lestraque fizemGramado–é
que, dos 120 mil alunos dos
cursosdecomunicaçãosocial
existentesnoBrasil, 60mil es-
tão emSãoPaulo.
Amatucci
– É a mesma pro-
porção para todos os cursos.
Não exatamente São Paulo,
mas 50% estão na região su-
deste.
JR
–Estamos lidandocomnú-
meros. Mas será que é o pa-
pel do ensino superior ter 2%
dapopulaçãoou ter4%?Essa
comparação com o Paraguai
será que faz sentido?Qual é,
de fato, opapel dauniversida-
dena sociedadebrasileira?
LuizEdmundo
–Euvejoosis-
tema educacional como uma
cadeia de valor, hoje, pré-es-
tendidaatéparaas idades ini-
ciais – as crianças estão en-
trando nas escolas, nas cre-
ches, entrando em contato
JR
–Amatucci, você temalgu-
macoisaaacrescentaraessa
análise quantitativa do Prof.
Gracioso?
Amatucci
–Os números que
eu tenho batem com os do
Prof. Realmente, temos hoje
umaproporção invertida, tan-
to de oferta de vagas quanto
de matrículas, e a diferença
é em favor da escola priva-
da.Oquepossoacrescentar,
em termosdenúmeros, refor-
ça o comentário do Prof. A
proporçãoentreuniversitários
na população émuito peque-
na.Em termosdenúmerosde
estudantes universitários,
para cada100mil habitantes,
temos1/3daArgentinaeme-
tade doChile.
FG
– Isso, naturalmente, na
“OMECpraticava
apolíticade
evitarampliaro
númerode
matrículas,
alegando sempre
queerapreciso
preservara
qualidade.”
1...,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51 53,54,55,56,57,58,59,60,61,62,...98
Powered by FlippingBook