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RevistadaESPM–Setembro/Outubrode 2001
ções, agora, estão discutindo
essa necessidade, isso é re-
flexodoqueestáocorrendono
mundo da educação. Temos
muitas pesquisas sendo de-
senvolvidas que tentam che-
gar aos meninos – desde os
pequenos até os pós-
graduandos –eavaliar as ha-
bilidadesdevida,maisdoque
ashabilidadesdeconteúdoou
as especificações técnicas.
Porque o que se percebe é
que, se não tenho o ser inte-
gral, ele não pode estar bem
preparado. Ou, seeleémuito
espiritualizado, onde é que
está esse equilíbrio para che-
gar àmelhor produção, àme-
lhor produtividade? Foi um
engodoacreditarque,se tives-
se um preparo eficiente, isso
era suficiente.
FG
–Achoqueestamos falan-
do em termos muito amplos.
É preciso definir melhor até
ondeauniversidadepodeche-
gar. Ela não pode responder
pela conduta futura do aluno
navida.Nóspodemos,nomá-
ximo, fazer dele um cidadão
bem integradonoseuambien-
teprofissional e,pordecorrên-
cia, no seu ambiente familiar.
Mas, apartir doambientepro-
fissional.Épara issoqueopre-
paramos.
Luiz Edmundo
– Concordo
com o Gracioso. Talvez, seja
umaquestãodeco-responsa-
bilidade. Incluo todos, os es-
perdendooseuconceito,Glo-
ria, de que o ser humano é
único. Mas para reconhecer
que essa cisão, em algum
momento, foi feita. E, por ter
sido feita, hoje precisamos
reintegrá-la.Porexemplo,nes-
se fórumdepresidentes,oque
discutimos é que essa cisão
leva inexoravelmenteaempre-
saaprecisar, hoje, rever e re-
integrar oser humanodeuma
maneiramaiscompletadentro
do contexto das empresas.
Para que ela possa, de fato,
responder aummeioambien-
te tãocomplexo, tãodifícil,com
tantas mudanças, em que o
ser humano tem que estar
muitomais capacitado a pen-
sar para poder agir. E esse
embasamento, que a Aylza
descreve, passa a ser funda-
mental na capacidade de de-
cidir. Então, na construção de
uma visão do que é o ser hu-
manodestemilênio, deste sé-
culo que começamos, acho
que a universidade tem uma
responsabilidade enorme,
mesmo que não seja o único
agente responsável pela for-
mação.
JR
–Então,oquedeveserco-
brado da universidade? Qual
é o papel que a universidade
desempenha na sociedade
brasileira?
Aylza
–Achoquedeveserco-
brado um poucomais do que
oqueoGraciosoacredita.Tem
tudantes, os professores, a
sociedade, como co-respon-
sáveis. A universidade não
podeserapanacéiada forma-
ção, mesmo tendo uma mis-
são extremamente nobre de
transformação. Ela tem que
descobrir o seu posiciona-
mento,deumamaneiraexem-
plar. Um das maneiras que
vejo é construindo a visão do
que é estar preparado para a
vida e para o trabalho. Estou
fazendo essa cisão, mas não
“Porqueas
pessoas
conseguem
concluir cursos
universitários
sem responder
questões
fundamentais
sobreavida?”
“Se tenho
uma forte
base
conceitual,
consigo
interpretar
qualquer
realidade.”